top of page
e-social.jpg
Saiba como funciona o e-social e como podemos ajudar a sua empresa a se regularizar

O eSocial constitui uma plataforma que foi concebida com o objetivo de simplificar e reduzir a burocracia enfrentada pelas empresas ao prestarem informações relacionadas à sua organização e aos seus funcionários. De maneira mais sucinta, trata-se do sistema eletrônico para registrar obrigações de natureza fiscal, previdenciária e trabalhista. Uma série de responsabilidades legais (que podem acarretar em deliberações) devem ser cumpridas pelas empresas por meio dos eventos do eSocial. A partir deste momento, é imperativo manter a documentação sempre atualizada.
Empregamos um software (uma ferramenta online) para encaminhar os eventos ao eSocial. É fundamental saber como realizar uma consulta para verificar o status da empresa em relação aos eventos de SST.
A análise dos eventos de SST deve ser realizada diretamente através do portal do eSocial. É importante mencionar que, para fazer a consulta, é necessário possuir um Certificado Digital e uma procuração eletrônica por meio do

e-CAC da empresa em questão.
Sem a devida procuração eletrônica registrada no
e-CAC, as organizações não podem autorizar as empresas de Consultoria em SST a enviarem os eventos de SST do eSocial em seu nome. Sem esse documento, não há legitimidade na autorização para que o consultor de Saúde e Segurança do Trabalho encaminhe os eventos em nome da organização.
Os eventos obrigatórios relativos à Saúde e Segurança do Trabalho – SST que deverão ser enviados, são:
S-2210, S-2220 e S-2240.
S-2210 – Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT)
S-2220 – Monitoramento da Saúde do Trabalhador
S-2240 – Condições Ambientais do Trabalho – Agentes Nocivos

bottom of page